Charles Robert Darwin

Charles Robert Darwin
Naturalista Inglês (1809-1882)

Charles Darwin e a Seleção Natural

Darwin nasceu em Shrewsbury, em 1809, filho de um clínico bem sucedido. Com 16 anos ele foi mandado para a Universidade de Edinburgo para estudar Medicina, mas achando as aulas monótonas e as cirurgias repulsivas, abandonou o curso após dois anos. No entanto, em Edinburgo frequentou aulas de Geologia e assistiu muitos congressos científicos onde eram lidos trabalhos de interesse biológico.

Após Darwin viajar um ano pelo país, seu pai o enviou , aos 19 anos de idade para estudar Teologia em Cambridge. Em agosto de 1831, recebeu uma carta seu ex-professor de botânica J. S. Henslow, falando de uma oferta de um certo Capitão Robert FitzRoy, de ceder parte de sua própria cabine para qualquer jovem que fosse com ele, sem pagamento, como naturalista de bordo do H.M.S. Beagle, navio que partiu de Devonport, perto de Plymouth, na Inglaterra, no que viria a ser uma importante viagem à volta do mundo. Atracou na Bahia a 29 de fevereiro de 1832, no Rio de Janeiro em 5 de maio de 1832, seguindo em direção a Montevidéu.

Ao fim da viagem do "Beagle" Darwin estava convencido de que as espécies não eram imutáveis, mas podiam se alterar, ou evoluir. Isto resultou na publicação do seu principal livro, em 1859, chamado "A origem das espécies através da Seleção Natural, ou a preservação de raças favorecidas na luta pela vida." O volume maior, "Seleção Natural", não chegou a ser concluído por Darwin. (Adaptado de SHORROCKS, B. 1980. A Origem da Diversidade: as bases genéticas da evolução, EDUSP, 177p.)


http://www.valdiraguilera.net/bu/a-origem-das-especies.pdf






sexta-feira, 12 de março de 2010

OPORTUNIDADE PARA QUEM GOSTA DE MÚSICA OU QUER SER MÚSICO.

          Ser músico concertista pode se tornar realidade para jovens de comunidades do Rio de Janeiro. O Projeto Acorde da Secretaria Municipal das Culturas em parceria com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), garante a formação musical de meninos e meninas com idades entre sete e 13 anos. A oportunidade pode abrir portas para um futuro profissional no meio artístico, mas acima de tudo visa à socialização e valorização da cultura. Se você é um desses jovens, vá em frente, informe-se e Boa Sorte!

Para maiores detalhes:
* Centro Cultural José Bonifácio
Rua Pedro Ernesto, 80
GAMBOA
Tel: 2233-7754 / 2233-6255

* Escola de Música da Rocinha
Av. Niemeyer, 776 - 17o. andar
SÃO CONRADO
Tel: 3111-1166
http://www.emrocinha.org.br/

* Solar Meninos de Luz
Rua Saint Roman, 149
COPACABANA
Tel: 2522-9524
http://www.meninosdeluz.org.br/

(Artigo da Revista Nós da Escola Ano 6 número 64 2008)

Um comentário:

  1. Não há a opção de compartilhar sua postagem? Queria compartilhar com meus alunos do projeto.

    ResponderExcluir