Charles Robert Darwin

Charles Robert Darwin
Naturalista Inglês (1809-1882)

Charles Darwin e a Seleção Natural

Darwin nasceu em Shrewsbury, em 1809, filho de um clínico bem sucedido. Com 16 anos ele foi mandado para a Universidade de Edinburgo para estudar Medicina, mas achando as aulas monótonas e as cirurgias repulsivas, abandonou o curso após dois anos. No entanto, em Edinburgo frequentou aulas de Geologia e assistiu muitos congressos científicos onde eram lidos trabalhos de interesse biológico.

Após Darwin viajar um ano pelo país, seu pai o enviou , aos 19 anos de idade para estudar Teologia em Cambridge. Em agosto de 1831, recebeu uma carta seu ex-professor de botânica J. S. Henslow, falando de uma oferta de um certo Capitão Robert FitzRoy, de ceder parte de sua própria cabine para qualquer jovem que fosse com ele, sem pagamento, como naturalista de bordo do H.M.S. Beagle, navio que partiu de Devonport, perto de Plymouth, na Inglaterra, no que viria a ser uma importante viagem à volta do mundo. Atracou na Bahia a 29 de fevereiro de 1832, no Rio de Janeiro em 5 de maio de 1832, seguindo em direção a Montevidéu.

Ao fim da viagem do "Beagle" Darwin estava convencido de que as espécies não eram imutáveis, mas podiam se alterar, ou evoluir. Isto resultou na publicação do seu principal livro, em 1859, chamado "A origem das espécies através da Seleção Natural, ou a preservação de raças favorecidas na luta pela vida." O volume maior, "Seleção Natural", não chegou a ser concluído por Darwin. (Adaptado de SHORROCKS, B. 1980. A Origem da Diversidade: as bases genéticas da evolução, EDUSP, 177p.)


http://www.valdiraguilera.net/bu/a-origem-das-especies.pdf






terça-feira, 30 de março de 2010

COMO MELHORAR MINHAS NOTAS?

Muitos estudantes têm dificuldades nos estudos, se isso ocorre com você, veja algumas atitudes que podem ajudá-lo a entender melhor aquela matéria difícil, que te enche de duvidas:


Primeiro passo, o básico: NÃO FALTE ÀS AULAS E PROCURE NÃO CHEGAR ATRASADO.

Segundo passo: TOME NOTA cuidadosamente e LEIA as TAREFAS do CADERNO e do LIVRO-TEXTO.

Terceiro passo: note que um dos mais importantes papéis ao estudar é descobrir O QUE VOCÊ NÃO SABE, para que possa fazer algo a respeito.

Quarto passo: use dicionários, pesquise na INTERNET, faça um GLOSSÁRIO, RESUMOS DE AULAS E CAPÌTULOS e o próprio TEXTO para tentar responder qualquer questão e para ajudá-lo a organizar a matéria.

Por último, CRIE O HÁBITO DE REVER SUAS ANOTAÇÕES dentro de 24 HORAS após tê-las escrito, ENCONTRE OS PONTOS QUE NÃO ESTÃO CLAROS e mantenha-os em mente (USE A INTERNET, PESQUISE A RESPEITO).

Se nenhuma dessas iniciativas resolverem seu problema, procure AJUDA! Com outros estudantes, em grupos de estudos ou com o professor.

Não é uma boa idéia manter-se em silêncio e permitir que o problema aumente.

Nunca use tais dificuldades como um problema para esse ou qualquer outro assunto.

VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO PARA APRENDER, PARA BUSCAR TEMAS INTERESSANTES E PARA GOSTAR DAS COISAS QUE BUSCA.

Espero que goste do DESAFIO da BUSCA DO SABER em Ciências Naturais.

(Texto adaptado de PURVES et. al. 2006. VIDA – A Ciência da Biologia. 6ª. Ed. ARTMED. 945p.)

3 comentários:

  1. Adorei! Se vc concordar, vou colocar uma cópia lá na sala de leitura.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alexandre!!!Vou usar esse texto com meus alunos da Sobral Pinto, escola que faço dupla regência. Formatei em uma página do Word e citei o seu cite para caso eles se interessem em conhecer. abraços...Professor Sérgio Daniel

    ResponderExcluir
  3. o problema é que eu tenho vergonha de perguntar ao professor sobre minhas dúvidas, todos na minha classe (a maioria) só tira nota alta, 10, 9 e eu fico só nas vermelhas. queria ser inteligente. às vezes eu acho (tenho certeza) que sou burro ;/

    ResponderExcluir