Charles Robert Darwin

Charles Robert Darwin
Naturalista Inglês (1809-1882)

Charles Darwin e a Seleção Natural

Darwin nasceu em Shrewsbury, em 1809, filho de um clínico bem sucedido. Com 16 anos ele foi mandado para a Universidade de Edinburgo para estudar Medicina, mas achando as aulas monótonas e as cirurgias repulsivas, abandonou o curso após dois anos. No entanto, em Edinburgo frequentou aulas de Geologia e assistiu muitos congressos científicos onde eram lidos trabalhos de interesse biológico.

Após Darwin viajar um ano pelo país, seu pai o enviou , aos 19 anos de idade para estudar Teologia em Cambridge. Em agosto de 1831, recebeu uma carta seu ex-professor de botânica J. S. Henslow, falando de uma oferta de um certo Capitão Robert FitzRoy, de ceder parte de sua própria cabine para qualquer jovem que fosse com ele, sem pagamento, como naturalista de bordo do H.M.S. Beagle, navio que partiu de Devonport, perto de Plymouth, na Inglaterra, no que viria a ser uma importante viagem à volta do mundo. Atracou na Bahia a 29 de fevereiro de 1832, no Rio de Janeiro em 5 de maio de 1832, seguindo em direção a Montevidéu.

Ao fim da viagem do "Beagle" Darwin estava convencido de que as espécies não eram imutáveis, mas podiam se alterar, ou evoluir. Isto resultou na publicação do seu principal livro, em 1859, chamado "A origem das espécies através da Seleção Natural, ou a preservação de raças favorecidas na luta pela vida." O volume maior, "Seleção Natural", não chegou a ser concluído por Darwin. (Adaptado de SHORROCKS, B. 1980. A Origem da Diversidade: as bases genéticas da evolução, EDUSP, 177p.)


http://www.valdiraguilera.net/bu/a-origem-das-especies.pdf






quarta-feira, 3 de março de 2010

ATIVIDADE 1. CONSTRUINDO UM MODELO DE CÉLULA USANDO SUCATA.

INTRODUÇÃO
A Teoria Celular foi uma das primeiras generalizações feitas pelos cientistas no estudo dos seres vivos, segundo essa teoria todos os seres vivos são constituídos por células.
Existem seres unicelulares e pluricelulares.
A maioria dos diferentes tipos de células apresenta como constituição básica a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.
As células PROCARIOTAS são muito simples, não possuem uma membrana separando o núcleo do restante do conteúdo celular. O material genético (DNA) fica disperso no citoplasma. Os seres vivos que apresentam células procariotas são chamados de PROCARIONTES, como as BACTÉRIAS.
As células EUCARIOTAS são mais complexas, possui núcleo separado do citoplasma por uma membrana. No citoplasma desse tipo de célula podem ser encontradas diversas organelas. Os seres EUCARIONTES possuem células eucarióticas, como os fungos, protozoários, algas, animais (inclusive o ser humano) e as plantas.
OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS PELO GRUPO
• Cada componente do grupo deverá revisar os pontos destacados nos parágrafos acima, estudando a matéria sobre A CÉLULA, no Caderno de Ciências e no livro didático de Ciências (Capítulo 1).
• Sites: WWW.cientic.com/tema_celula.html>; WWW.museudavida.fiocruz.br>
• Reunir-se para elaborar um projeto de montagem de um modelo de célula, usando sucata (garrafas PET, latas, papelão, papel, caixas, etc.) para ser exposto na turma.
AVALIAÇÃO DO GRUPO
• Cada aluno do grupo deverá responder a questões orais sobre o modelo de célula construído pelo grupo, ou seja, todos devem participar da construção do modelo e entender a estrutura de uma célula.
• Apresentação do Modelo pelo grupo, para o restante da turma, explicando-o, na data prevista.
Sugestões: O grupo deve escolher o que o modelo vai mostrar, por exemplo, diferenças entre tipos de células, uma célula procariota, uma célula eucariota, diferenças entre células vegetais e animal, etc.
1. Desenhar os modelos, fazer um molde no papel, de acordo com o material a ser utilizado, ou seja, o tipo de sucata.
2. Descrever todos os materiais que poderão ser usados no modelo, ORGANELAS, MEMBRANAS.
3. Etapa de obtenção do material, dividindo as tarefas entre os componentes do grupo.
4. Elaborar um cronograma para entrega no prazo estabelecido pelo professor (Esta etapa será detalhada em aula pelo professor).

2 comentários:

  1. ai aqui eo emerson da 1802 ficou manero essa atividade de modelo de celula vlw um abraço

    ResponderExcluir
  2. Ae Prof.O blog ficou maneiro,e já tem até 3 matérias,que continue assim!!!
    Wendel Anthuny,1802.

    ResponderExcluir