Charles Robert Darwin

Charles Robert Darwin
Naturalista Inglês (1809-1882)

Charles Darwin e a Seleção Natural

Darwin nasceu em Shrewsbury, em 1809, filho de um clínico bem sucedido. Com 16 anos ele foi mandado para a Universidade de Edinburgo para estudar Medicina, mas achando as aulas monótonas e as cirurgias repulsivas, abandonou o curso após dois anos. No entanto, em Edinburgo frequentou aulas de Geologia e assistiu muitos congressos científicos onde eram lidos trabalhos de interesse biológico.

Após Darwin viajar um ano pelo país, seu pai o enviou , aos 19 anos de idade para estudar Teologia em Cambridge. Em agosto de 1831, recebeu uma carta seu ex-professor de botânica J. S. Henslow, falando de uma oferta de um certo Capitão Robert FitzRoy, de ceder parte de sua própria cabine para qualquer jovem que fosse com ele, sem pagamento, como naturalista de bordo do H.M.S. Beagle, navio que partiu de Devonport, perto de Plymouth, na Inglaterra, no que viria a ser uma importante viagem à volta do mundo. Atracou na Bahia a 29 de fevereiro de 1832, no Rio de Janeiro em 5 de maio de 1832, seguindo em direção a Montevidéu.

Ao fim da viagem do "Beagle" Darwin estava convencido de que as espécies não eram imutáveis, mas podiam se alterar, ou evoluir. Isto resultou na publicação do seu principal livro, em 1859, chamado "A origem das espécies através da Seleção Natural, ou a preservação de raças favorecidas na luta pela vida." O volume maior, "Seleção Natural", não chegou a ser concluído por Darwin. (Adaptado de SHORROCKS, B. 1980. A Origem da Diversidade: as bases genéticas da evolução, EDUSP, 177p.)


http://www.valdiraguilera.net/bu/a-origem-das-especies.pdf






quarta-feira, 24 de março de 2010

Discutindo Ética e Bioética na Escola.


 ÉTICA
Atualmente, a palavra ética é muitas vezes utilizada, apesar de muita gente não saber propriamente o que significa. A ética, também conhecida como filosofia moral é um ramo da filosofia que busca chamar atenção a questões de moralidade, ou seja, conceitos como bom e mau, certo ou errado, justiça e virtude.
Com o passar dos anos a ética tem sido definida por vários autores como "uma investigação geral sobre aquilo que é bom"; "a busca de justificativas para verificar a adequação ou não das ações humanas"; "que a ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo como tal, isto é, como pessoa"; "a realização de uma reflexão disciplinada das instituições morais e das escolhas morais que as pessoas fazem".

A BIOÉTICA

A Bioética surge no Século XX como uma proposta de integração do ser humano à natureza. O desenvolvimento científico e sua crescente influência na área da saúde, provocou uma reflexão da sociedade humana sobre essas questões. Já em 1927, um alemão, Fritz Jahr caracterizou bioética (bio + ethik) como sendo o reconhecimento de obrigações éticas não apenas com relação ao ser humano, mas para com todos os seres vivos. Mas, assim como a ética, surgiram definições distintas ao mesmo tempo em países de culturas diferentes. A Bioética passa a incluír as plantas e os animais nas reflexões éticas já realizadas para o ser humano. Portanto, a Bioética não pode ser abordada de forma restrita ou simplificada, uma vez que, inclui conceitos como ética, humildade, responsabilidade, senso de humanidade, sem contar com seu aspecto interdisciplinar e intercultural.
A Bioética então pode ser definida como o estudo filosófico das controvérsias trazidas pelos avanços na biologia e medicina e se ocupa com as questões éticas relativas às ciências da vida, biotecnologia, medicina, política, leis, filosofia e teologia.

Referências:

Goldim, J. R. 2006. Bioética: origens e complexidade. Revista HCPA, 26 (2): 86-92. Disponível em : http://www.ufrgs.br/bioetica/complex.pdf Acesso em 24 mar 2010.

http://en.wikipedia.org/wiki/Bioethics

http://en.wikipedia.org/wiki/Ethics

CONSIDERAÇÃO FINAL

Com o propósito de aproximar a teoria da opinião real dos alunos, após o estudo das definições dos temas acima, alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Cidade do Rio de Janeiro leram textos sobre a pesquisa científica com células embrionárias humanas e sobre a Lei de Biossegurança aprovada na Câmara dos Deputados em 2 de Março de 2005.
Foi questionada a opinião de cada um a respeito dessa Lei, que aprova a pesquisa científica com células embrionárias humanas obtidas em fertilização in vitro e congelados a mais de três anos.
As opiniões foram diversas, destacando pontos favoráveis e desfavoráveis. A grande maioria foi a favor, justificando que "para salvar outras vidas, valeria a pena sacrificar um embrião". Mas, alguns poucos casos contrários ao uso também surgiram, considerando questões religiosas ou de defesa da vida, enriquecendo as discussões bioéticas em sala de aula.

 

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