Charles Robert Darwin

Charles Robert Darwin
Naturalista Inglês (1809-1882)

Charles Darwin e a Seleção Natural

Darwin nasceu em Shrewsbury, em 1809, filho de um clínico bem sucedido. Com 16 anos ele foi mandado para a Universidade de Edinburgo para estudar Medicina, mas achando as aulas monótonas e as cirurgias repulsivas, abandonou o curso após dois anos. No entanto, em Edinburgo frequentou aulas de Geologia e assistiu muitos congressos científicos onde eram lidos trabalhos de interesse biológico.

Após Darwin viajar um ano pelo país, seu pai o enviou , aos 19 anos de idade para estudar Teologia em Cambridge. Em agosto de 1831, recebeu uma carta seu ex-professor de botânica J. S. Henslow, falando de uma oferta de um certo Capitão Robert FitzRoy, de ceder parte de sua própria cabine para qualquer jovem que fosse com ele, sem pagamento, como naturalista de bordo do H.M.S. Beagle, navio que partiu de Devonport, perto de Plymouth, na Inglaterra, no que viria a ser uma importante viagem à volta do mundo. Atracou na Bahia a 29 de fevereiro de 1832, no Rio de Janeiro em 5 de maio de 1832, seguindo em direção a Montevidéu.

Ao fim da viagem do "Beagle" Darwin estava convencido de que as espécies não eram imutáveis, mas podiam se alterar, ou evoluir. Isto resultou na publicação do seu principal livro, em 1859, chamado "A origem das espécies através da Seleção Natural, ou a preservação de raças favorecidas na luta pela vida." O volume maior, "Seleção Natural", não chegou a ser concluído por Darwin. (Adaptado de SHORROCKS, B. 1980. A Origem da Diversidade: as bases genéticas da evolução, EDUSP, 177p.)


http://www.valdiraguilera.net/bu/a-origem-das-especies.pdf






domingo, 3 de julho de 2011

A Música e as Imagens no Ensino de Ciências

Estas atividades foram vivenciadas durante O EREBIO/ENEBIO (UFRJ) e adaptadas não somente para o uso da música em sala de aula, mas também das novas ferramentas de multimídia.


Objetivos:

Perceber a importância da música como instrumento de aprendizagem e elemento motivacional no ensino de ciências;

Auxiliar no desenvolvimento da leitura de imagens.

Atividades:

1. Leitura da letra da música “Em tudo que é belo.” (Jorge Vercilo)

2. http://letras.terra.com.br/jorge-vercillo/245043/

(Letra e vídeo)

http://www.youtube.com/watch?v=YbYSL8ZPGO0

(Clipe-montagem com fotos)

3. Elaboração de transparências a partir das vivências exploradas pela música, com apresentação pelos participantes.

4. Discussão sobre os conteúdos de ciências presentes na letra da música.



OBS: Esta atividade pode ser ampliada e realizada com as seguintes músicas e conteúdos; lembrando que a escolha dos vídeos é de uma amplitude e diversidade do tamanho de nossa criatividade.



A. PLOQUET PLUFT NHOQUE (JABOTICABA)- ( Botânica; jaboticaba; alimento; cadeia alimentar; vegetais; anatomia vegetal)

http://letras.terra.com.br/pato-fu/944084/



http://www.youtube.com/watch?v=IW9MEeLpmP8&playnext=1&list=PLB561263F532F18AE





B. MAMÃE OXUM – (Etnobotânica; botânica; meio ambiente; ecossistemas)

http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/80232/



http://www.youtube.com/watch?v=YbTuFSJLD5w



C. GAROTA DO TACACÁ

http://www.youtube.com/watch?v=kgKeGmMPq1E



http://www.letras.com.br/pinduca/garota-do-tacaca



(Etnobotânica; botânica; alimentação; regionalismo)



D. KUORO KANGO (Índios Kayapó do Pará – Adaptação: Marlui Miranda)



http://www.youtube.com/watch?v=hA8o22lLk64



http://anaeducarte.blogspot.com/2011/02/marlui-miranda-kworo-kango-araruna.html

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Fica a sugestão de atividades.
Até a próxima.