Estas atividades foram vivenciadas durante O EREBIO/ENEBIO (UFRJ) e adaptadas não somente para o uso da música em sala de aula, mas também das novas ferramentas de multimídia.
Objetivos:
Perceber a importância da música como instrumento de aprendizagem e elemento motivacional no ensino de ciências;
Auxiliar no desenvolvimento da leitura de imagens.
Atividades:
1. Leitura da letra da música “Em tudo que é belo.” (Jorge Vercilo)
2. http://letras.terra.com.br/jorge-vercillo/245043/
(Letra e vídeo)
http://www.youtube.com/watch?v=YbYSL8ZPGO0
(Clipe-montagem com fotos)
3. Elaboração de transparências a partir das vivências exploradas pela música, com apresentação pelos participantes.
4. Discussão sobre os conteúdos de ciências presentes na letra da música.
OBS: Esta atividade pode ser ampliada e realizada com as seguintes músicas e conteúdos; lembrando que a escolha dos vídeos é de uma amplitude e diversidade do tamanho de nossa criatividade.
A. PLOQUET PLUFT NHOQUE (JABOTICABA)- ( Botânica; jaboticaba; alimento; cadeia alimentar; vegetais; anatomia vegetal)
http://letras.terra.com.br/pato-fu/944084/
http://www.youtube.com/watch?v=IW9MEeLpmP8&playnext=1&list=PLB561263F532F18AE
B. MAMÃE OXUM – (Etnobotânica; botânica; meio ambiente; ecossistemas)
http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/80232/
http://www.youtube.com/watch?v=YbTuFSJLD5w
C. GAROTA DO TACACÁ
http://www.youtube.com/watch?v=kgKeGmMPq1E
http://www.letras.com.br/pinduca/garota-do-tacaca
(Etnobotânica; botânica; alimentação; regionalismo)
D. KUORO KANGO (Índios Kayapó do Pará – Adaptação: Marlui Miranda)
http://www.youtube.com/watch?v=hA8o22lLk64
http://anaeducarte.blogspot.com/2011/02/marlui-miranda-kworo-kango-araruna.html
Copie e cole os links no seu navegador.
Fica a sugestão de atividades.
Até a próxima.
Objetivos:
Perceber a importância da música como instrumento de aprendizagem e elemento motivacional no ensino de ciências;
Auxiliar no desenvolvimento da leitura de imagens.
Atividades:
1. Leitura da letra da música “Em tudo que é belo.” (Jorge Vercilo)
2. http://letras.terra.com.br/jorge-vercillo/245043/
(Letra e vídeo)
http://www.youtube.com/watch?v=YbYSL8ZPGO0
(Clipe-montagem com fotos)
3. Elaboração de transparências a partir das vivências exploradas pela música, com apresentação pelos participantes.
4. Discussão sobre os conteúdos de ciências presentes na letra da música.
OBS: Esta atividade pode ser ampliada e realizada com as seguintes músicas e conteúdos; lembrando que a escolha dos vídeos é de uma amplitude e diversidade do tamanho de nossa criatividade.
A. PLOQUET PLUFT NHOQUE (JABOTICABA)- ( Botânica; jaboticaba; alimento; cadeia alimentar; vegetais; anatomia vegetal)
http://letras.terra.com.br/pato-fu/944084/
http://www.youtube.com/watch?v=IW9MEeLpmP8&playnext=1&list=PLB561263F532F18AE
B. MAMÃE OXUM – (Etnobotânica; botânica; meio ambiente; ecossistemas)
http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/80232/
http://www.youtube.com/watch?v=YbTuFSJLD5w
C. GAROTA DO TACACÁ
http://www.youtube.com/watch?v=kgKeGmMPq1E
http://www.letras.com.br/pinduca/garota-do-tacaca
(Etnobotânica; botânica; alimentação; regionalismo)
D. KUORO KANGO (Índios Kayapó do Pará – Adaptação: Marlui Miranda)
http://www.youtube.com/watch?v=hA8o22lLk64
http://anaeducarte.blogspot.com/2011/02/marlui-miranda-kworo-kango-araruna.html
Copie e cole os links no seu navegador.
Fica a sugestão de atividades.
Até a próxima.