Charles Robert Darwin

Charles Robert Darwin
Naturalista Inglês (1809-1882)

Charles Darwin e a Seleção Natural

Darwin nasceu em Shrewsbury, em 1809, filho de um clínico bem sucedido. Com 16 anos ele foi mandado para a Universidade de Edinburgo para estudar Medicina, mas achando as aulas monótonas e as cirurgias repulsivas, abandonou o curso após dois anos. No entanto, em Edinburgo frequentou aulas de Geologia e assistiu muitos congressos científicos onde eram lidos trabalhos de interesse biológico.

Após Darwin viajar um ano pelo país, seu pai o enviou , aos 19 anos de idade para estudar Teologia em Cambridge. Em agosto de 1831, recebeu uma carta seu ex-professor de botânica J. S. Henslow, falando de uma oferta de um certo Capitão Robert FitzRoy, de ceder parte de sua própria cabine para qualquer jovem que fosse com ele, sem pagamento, como naturalista de bordo do H.M.S. Beagle, navio que partiu de Devonport, perto de Plymouth, na Inglaterra, no que viria a ser uma importante viagem à volta do mundo. Atracou na Bahia a 29 de fevereiro de 1832, no Rio de Janeiro em 5 de maio de 1832, seguindo em direção a Montevidéu.

Ao fim da viagem do "Beagle" Darwin estava convencido de que as espécies não eram imutáveis, mas podiam se alterar, ou evoluir. Isto resultou na publicação do seu principal livro, em 1859, chamado "A origem das espécies através da Seleção Natural, ou a preservação de raças favorecidas na luta pela vida." O volume maior, "Seleção Natural", não chegou a ser concluído por Darwin. (Adaptado de SHORROCKS, B. 1980. A Origem da Diversidade: as bases genéticas da evolução, EDUSP, 177p.)


http://www.valdiraguilera.net/bu/a-origem-das-especies.pdf






segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Afinal o que são projetos de trabalho?

Projetos são propostas de trabalho dinâmicas e contextualizadas, que permitem abordar um conteúdo, que geralmente são desenvolvidos sem vivência real do problema de estudo. Os projetos nascem como propostas de investigação de aspectos da realidade que nos cerca.

Mas afinal, o que é um projeto e como elaborar e desenvolvê-lo?

Vejamos, a palavra projeto deriva do latim projectus, significando algo como um jato lançado para a frente. Cada ser humano, ao nascer, é lançado no mundo e se torna capaz de realizar ações e alcançar metas, vivendo a própria vida como um projeto!
Como o próprio nome diz, projeto está relacionado a planejamento, algo que se arquiteta antes e se desenvolve em partes até chegar a um resultado.
Existem algumas etapas básicas para a realização de um projeto, e elas serão resumidas no texto abaixo. Mais informações podem ser encontradas nos links desta postagem.

Etapa 1. Escolha e delimitação do tema do projeto.

O ponto de largada é a definição do tema do projeto. Este tema deve partir de uma necessidade e desejo do aluno, é ele quem vai decidir o que vai fazer, como vai fazer, de que forma vai fazer, etc.

Etapa 2. Planejamento e definição de um método para desenvolver o projeto.

Nesta etapa o aluno tem a autonomia de definir uma metodologia, e para facilitar pode responder a estas perguntas:
Por que vou pesquisar este tema?
Que objetivos quero atingir?
Como alcançá-los?
Quais as tarefas a cumprir?
De que tempo vou precisar para desenvolvê-lo em suas diferentes fases e integralmente?
Que produto/evento vou desenvolver para concretizar o projeto?

Lembre-se: Seu projeto deve ter uma certa flexibilidade, ou seja, deve-se retomar sempre o planejamento, e avaliado constantemente, para ajustar a proposta inicial às dificuldades do caminho.

Etapa 3. Execução do Planejamento do Projeto.

Depois de definido o tema, estudado o planejamento e proposto a metodologia, esta na hora de partir para a execução do projeto. Nesta fase o professor será o seu facilitador, auxiliando-o no que for necessário (livros, gravadores, internet, sala-de-leitura, etc).

Etapa 4. Apresentação do Projeto.

Um projeto que não tenha como fim a apresentação dos resultados não é um projeto. Para isso, reflita junto com o professor sobre as seguintes questões:
Que tipo de trabalho foi desenvolvido e qual a melhor forma de apresentá-lo?
Onde apresentá-lo?
Para quem apresentá-lo?
Que recursos serão necessários para a apresentação?

E por fim devemos avaliar o projeto, ou seja, olhar para trás e ver o que poderia ter sido feito de maneira diferente, o que deu certo, o que deu errado, quais foram os pontos positivos e negativos?

(Este texto foi adaptado de Mattos & Porto. 2006. Ciências. Assessoria Pedagógica. Projeto Radix. Ed. Scipione.)